Área Privada Iniciar Sessão| Registo
PT | EN
Programa Operacional Competitividade e Internacionalização

Port and Douro Wines, a Taste of Origin


PROGRAMA OPERACIONAL COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO
 
Entidade: Associação das Empresas de Vinho do Porto
Designação do Projeto: Port and Douro Wines, a Taste of Origin
Objetivo: Aumentar os níveis de notoriedade dos vinhos do Douro e Porto
 

Enquadramento
 
O projeto Port and Douro Wines, a Taste of Origin pretende aumentar os níveis de notoriedade dos vinhos do Douro e Porto.
 
O projeto é essencialmente constituído por ações de promoção e marketing internacional e por ações que visam o conhecimento e acesso a novos mercados, privilegiando os mercados e segmentos prioritários.
 
Nos mercados internacionais, é importante aproveitar as sinergias entre os vinhos do Porto e do Douro por forma a facilitar a ligação conceptual de ambos à região de origem e daí tirar o melhor partido.
 
No que respeita ao vinho do Porto, os desafios enfrentados variam muito de mercado para mercado. Na maioria dos principais mercados deste produto, nomeadamente em Portugal, França, Holanda e Bélgica, o volume de vendas é significativo e aí o desafio é sobretudo o do crescimento em valor, à custa de uma alteração no mix de produtos vendidos, em favor das categorias especiais.
 
Para os vinhos DOP Douro, e apesar do crescimento dos últimos 5 anos, existe ainda o desafio da internacionalização. As exportações destes vinhos são ainda limitadas (quando comparadas com o Vinho do Porto), existindo margem para as reforçar significativamente.
 

Projeto
 
O projeto Port and Douro Wines, a Taste of Origin pretende aumentar os níveis de notoriedade dos vinhos do Douro e Porto com vista a:
  • Melhorar a relação média volume-valor,
  • Promover o desenvolvimento e diversificação de produtos, procurando compatibilizar a inovação com o prestígio de imagem,
  • Rejuvenescer a base de consumidores de Vinhos do Porto e Douro,
  • Reforçar a penetração dos vinhos tranquilos do Douro nos mercados internacionais, explorando sinergias com o Vinho do Porto,
  • Aumentar o peso das categorias especiais nestes mercados e
  • Reforçar a penetração em mercados com potencial de crescimento. 

O projeto Port and Douro Wines, a Taste of Origin é composto por ações conjuntas de internacionalização, direcionadas a um conjunto homogéneo de empresas produtoras de Vinhos do Porto e/ou Vinhos do Douro. O projeto contemplava uma série de atividades, estando já algumas delas realizadas:
  • 8 Mostras de Vinhos do Porto e Douro;
  • 1 Feira em mercados internacionais prioritários ao setor;
  • 1 Ação de Estudos dos Mercados Prioritários que visa a aumentar o conhecimento das empresas e da AEVP relativamente aos mercados internacionais prioritários;
  • 1 Sessão de Angariação de Empresas e
  • 1 Sessão de Divulgação dos Resultados do Projeto. 

A AEVP dá preferência com este projeto a mercados de elevado potencial de crescimento, e que valorizam os vinhos de qualidade designadamente os EUA, Canadá. A Associação vai também aproveitar o crescimento económico da China para detetar nichos de mercado que valorizem os vinhos de qualidade.

 
Apoio
 
O projeto Port and Douro Wines, a Taste of Origin foi apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio a Acções Coletivas (SIAC), com um Investimento elegível de 1.718 mil euros o que resultou num Incentivo FEDER de 948 mil euros.

 
Entidade Promotora
 
A AEVP – Associação das Empresas de Vinho do Porto - é uma instituição privada sem fins lucrativos constituída em Janeiro de 1975, com sede em Vila Nova de Gaia.
 
A principal finalidade da AEVP, consiste na “representação e proteção do interesse dos seus Associados e na promoção e defesa da Indústria e Comércio dos Vinhos do Porto e Douro e outros produtos vínicos da Região Demarcada do Douro em todo o espaço nacional e estrangeiro”.
A AEVP reúne 15 Associados que neste momento representam cerca de 90% da comercialização de Vinho do Porto e 35% dos Vinhos do Douro com DOP (Denominação de Origem Protegida) e IGP (Indicação Geográfica Protegida), uma percentagem rara que evidencia o seu posicionamento inquestionado no sector e uma importância incontornável no funcionamento deste. A AEVP é a principal associação empresarial da área dos Vinhos do Porto e dos Vinhos do Douro.
 
Durante todos estes anos de atividade, a AEVP vem desenvolvendo um importante conjunto de ações que marcaram de forma indelével a evolução do sector do Vinho do Porto apoiando de forma contínua e responsável a atividade dos seus Associados em termos de representação e coordenação.


 

AEVP