Área Privada Iniciar Sessão| Registo
PT | EN
A AEVP – Associação das Empresas de Vinho do Porto - é uma instituição privada sem fins lucrativos constituída em Janeiro de 1975, com sede em Vila Nova de Gaia.

A principal finalidade da AEVP, consignada estatutariamente, consiste na “representação e protecção do interesse dos seus Associados e na promoção e defesa da Indústria e Comércio dos Vinhos do Porto e Douro e outros produtos vínicos da Região Demarcada do Douro em todo o espaço nacional e estrangeiro”.

A AEVP reúne 15 Associados que neste momento representam cerca de 90% da comercialização de Vinho do Porto e 35% dos Vinhos do Douro com DOP (Denominação de Origem Protegida) e IGP (Indicação Geográfica Protegida), uma percentagem rara que evidencia o seu posicionamento inquestionado no sector e uma importância incontornável no funcionamento deste.

AEVP detém a vice-presidência do Conselho Interprofissional do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), onde participa a diversos níveis, e é a única representante do Comércio na secção Vinho do Porto desse Conselho.

A AEVP está presente desde 1990 numa associação de representação do comércio de vinhos Europeu denominada Comité Européen des Entreprises Vins (CEEV), em Bruxelas.

A AEVP também é membro fundador da WIM aisbl (“Wine in Moderation – Art de Vivre (WIM) aisbl”) uma associação sem fins lucrativos fundada em 2011 pelo sector vitivinícola europeu para coordenar a implementação e desenvolvimento europeu e internacional do Programa Vinho com Moderação.