Programa Operacional Competitividade e Internacionalização
Port and Douro Wines, a Taste of Origin

PROGRAMA OPERACIONAL COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO
Entidade: Associação das Empresas de Vinho do Porto
Projeto N.º: POCI-02-0752-FEDER-000066
Designação do Projeto: Port and Douro Wines, a Taste of Origin
Objetivo: Aumentar os níveis de notoriedade dos vinhos do Douro e Porto
Data de Início: 01-07-2015
Data de Conclusão: 31-12-2016
Custo Total Elegível: €1.718.613,75
Apoio Financeiro da União Europeia: FEDER - €947.852,94
Enquadramento
O projeto Port and Douro Wines, a Taste of Origin pretende aumentar os níveis de notoriedade dos vinhos do Douro e Porto.
O projeto é essencialmente constituído por ações de promoção e marketing internacional e por ações que visam o conhecimento e acesso a novos mercados, privilegiando os mercados e segmentos prioritários.
Nos mercados internacionais, é importante aproveitar as sinergias entre os vinhos do Porto e do Douro por forma a facilitar a ligação conceptual de ambos à região de origem e daí tirar o melhor partido.
No que respeita ao vinho do Porto, os desafios enfrentados variam muito de mercado para mercado. Na maioria dos principais mercados deste produto, nomeadamente em Portugal, França, Holanda e Bélgica, o volume de vendas é significativo e aí o desafio é sobretudo o do crescimento em valor, à custa de uma alteração no mix de produtos vendidos, em favor das categorias especiais.
Para os vinhos DOP Douro, e apesar do crescimento dos últimos 5 anos, existe ainda o desafio da internacionalização. As exportações destes vinhos são ainda limitadas (quando comparadas com o Vinho do Porto), existindo margem para as reforçar significativamente.
Projeto (Objetivos, Ações e Resultados Esperados)
O projeto Port and Douro Wines, a Taste of Origin pretende aumentar os níveis de notoriedade dos vinhos do Douro e Porto com vista a:
- Melhorar a relação média volume-valor,
- Promover o desenvolvimento e diversificação de produtos, procurando compatibilizar a inovação com o prestígio de imagem,
- Rejuvenescer a base de consumidores de Vinhos do Porto e Douro,
- Reforçar a penetração dos vinhos tranquilos do Douro nos mercados internacionais, explorando sinergias com o Vinho do Porto,
- Aumentar o peso das categorias especiais nestes mercados e
- Reforçar a penetração em mercados com potencial de crescimento.
O projeto Port and Douro Wines, a Taste of Origin é composto por ações conjuntas de internacionalização, direcionadas a um conjunto homogéneo de empresas produtoras de Vinhos do Porto e/ou Vinhos do Douro:
- 8 Mostras de Vinhos do Porto e Douro (Vancouver, Seattle, S. Francisco, Hong Kong, Macau, Xangai, Montreal, Toronto);
- 1 Feira em mercados internacionais prioritários ao setor (Vinexpo Ásia);
- 1 Ação de Estudos dos Mercados Prioritários que visa a aumentar o conhecimento das empresas e da AEVP relativamente aos mercados internacionais prioritários;
- 1 Sessão de Angariação de Empresas e
- 1 Sessão de Divulgação dos Resultados do Projeto.
A AEVP dá preferência com este projeto a mercados de elevado potencial de crescimento, e que valorizam os vinhos de qualidade designadamente os EUA, Canadá. A Associação vai também aproveitar o crescimento económico da China para detetar nichos de mercado que valorizem os vinhos de qualidade.
Através da implementação deste projeto é expectável que haja um aumento das exportações no volume de negócios das PME's envolvidas em 62.2%
Entidade Promotora
A AEVP – Associação das Empresas de Vinho do Porto - é uma instituição privada sem fins lucrativos constituída em Janeiro de 1975, com sede em Vila Nova de Gaia.
A principal finalidade da AEVP, consiste na “representação e proteção do interesse dos seus Associados e na promoção e defesa da Indústria e Comércio dos Vinhos do Porto e Douro e outros produtos vínicos da Região Demarcada do Douro em todo o espaço nacional e estrangeiro”.
A AEVP reúne 15 Associados que neste momento representam cerca de 90% da comercialização de Vinho do Porto e 35% dos Vinhos do Douro com DOP (Denominação de Origem Protegida) e IGP (Indicação Geográfica Protegida), uma percentagem rara que evidencia o seu posicionamento inquestionado no sector e uma importância incontornável no funcionamento deste. A AEVP é a principal associação empresarial da área dos Vinhos do Porto e dos Vinhos do Douro.
Durante todos estes anos de atividade, a AEVP vem desenvolvendo um importante conjunto de ações que marcaram de forma indelével a evolução do sector do Vinho do Porto apoiando de forma contínua e responsável a atividade dos seus Associados em termos de representação e coordenação.