Warning: is_readable(): open_basedir restriction in effect. File(D:\domains\aevp.pt\httpdocs/wp-content/plugins/D:\domains\aevp.pt\httpdocs\wp-content\plugins\astra-sites\inc\lib\gutenberg-templates/languages/ast-block-templates-en_GB.mo) is not within the allowed path(s): (D:/domains/aevp.pt\;C:\Windows\Temp\) in D:\domains\aevp.pt\httpdocs\wp-includes\l10n.php on line 783
Vinhos do Porto – AEVP

Vinho do Porto

O Vinho do Porto é um vinho licoroso, produzido na Região Demarcada do Douro, sob condições peculiares derivadas de factores naturais e de factores humanos. O processo de fabrico, baseado na tradição, inclui a paragem da fermentação do mosto pela adição de aguardente vínica (benefício ou aguardentação), a lotação de vinhos e o envelhecimento.

Estilos

Os Vinhos do Porto podem ser divididos em duas categorias consoante o tipo de envelhecimento: Estilo Ruby, Estilo Tawny, Branco e Rosé.

Estes estilos encerram em si vinhos de elevada notoriedade conhecidos como categorias especiais.

Estilo Ruby: Envelhecimento em garrafa

  • Porto Ruby Reserva
  • Porto Late Bottled Vintage (LBV)
  • Porto Vintage
  • Porto (Vintage) Single Quinta Vintage

Estilo Tawny: Envelhecimento em madeira

  • Porto Tawny Reserva
  • Porto Tawny 10 anos
  • Porto Tawny 20 anos
  • Porto Tawny 30 anos
  • Porto Tawny 40 anos
  • Porto Colheita

Categorias especiais do Vinho do Porto Branco
Os Vinhos do Porto podem ostentar as menções Reserva ou Indicação de Idade (10, 20, 30 ou + 40 anos) desde que cumpridas as formalidades inscritas nos regulamentos do Vinho do Porto sobre esta temática.

Vintages

Define-se por Vintage o Vinho do Porto de uma só colheita produzido num ano de excepcional qualidade. Por proposta das empresas, o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto autoriza a declaração de Vintage apenas se o vinho reunir as mais exigentes características de qualidade.


O Vinho do Porto Vintage é engarrafado 2 a 3 anos após a colheita, período durante o qual estagia em madeira, continuando depois o processo de envelhecimento em garrafa. Por estar naturalmente sujeito a criar depósito durante o período de maturação, o Vintage deve ser decantado antes de ser servido.

Resultante do processo de envelhecimento em garrafa, em que predominam os fenómenos de redução, o Porto Vintage distingue-se dos Vinhos do Porto exclusivamente envelhecidos em madeira, pela sua cor intensa e sabor frutado. Encorpado, com um “fim de boca” prolongado, manifesta um aroma e sabor requintados.

Outras Características

Cor

A cor dos diferentes tipos de Vinho do Porto pode variar entre o retinto e o alourado-claro, sendo possíveis todas as tonalidades intermédias (tinto, tinto-alourado, alourado e alourado-claro). Os Vinhos do Porto Branco apresentam tonalidades diversas (branco pálido, branco palha e branco dourado), intimamente relacionadas com a tecnologia de produção.


Quando envelhecidos em casco, durante muito anos, os vinhos brancos adquirem, por oxidação natural, uma tonalidade alourada claro semelhante à dos vinhos tintos muito velhos.

Enologia

Processo de Vinificação ao longo dos tempos.


Até cerca de 1756, a elaboração dos ‘vinhos de embarque’, como na altura se apelidavam os Vinhos do Porto seguiam o chamado ‘processo antigo’ de vinificação. A aguardentação (sempre em pequeno volume) só tinha lugar depois de terminada a fermentação, obtendo-se assim vinhos secos.


No ano de 1820, surge o processo de aguardentação dito ‘moderno’ em que se passou a provocar a paragem da fermentação, daí resultando vinhos com prova adamada. Este processo de elaboração só passa a ser generalizado em 1852, altura em que os vinhos começam a se assemelhar aos que hoje encontramos.

Doçura

Em termos de doçura, o Vinho do Porto pode ser muito doce, doce, meio-seco, seco ou extra seco. A doçura do vinho constitui uma opção de fabrico, condicionada pelo momento da interrupção da fermentação. No quadro seguinte, faz-se a caracterização dos vários tipos de Vinho do Porto quanto à doçura.

Fonte IVDP

Quer saber mais?

Convidamo-lo a visitar o site do IVDP, que contém mais informação sobre o Vinho do Porto.